Tudo sobre Imóveis
TUDOsobreIMOVEIS Tecnologia Segurança Como um computador sabe que você é você mesmo

Este artigo recebeu 15 votos.  Média: 
  4 de 5.
Voltar  volta para pagina anterior
23/6/2000

Tecnologia Biométrica I - Reconhecimento de Íris

Não há melhor maneira de conhecer alguém do que pelos olhos


'Biométrica' quer dizer, literalmente, 'medida da vida'. Tecnologia biométrica é a tecnologia utilizada para registrar e reconhecer aspectos do corpo de alguém. Através de um registro de suas digitais, da sua voz, ou do íris do seu olho, um computador pode atestar que você é você mesmo.

Porém, o reconhecimento de um traço físico enfrenta dois problemas básicos: o fato de que muitas pessoas têm traços semelhantes e que os traços de uma mesma pessoa podem se alterar com relativa facilidade: uma dieta pode te deixar magro demais para um reconhecimento de rosto, e uma gripe pode deixar a sua voz irreconhecível para o computador, isto sem levar em conta o envelhecimento puro e simples.

Colocada a questão de descobrir um meio eficiente de reconhecer alguém através de um traço físico, vemos que seria preciso então descobrir algo que fosse o mais constante possível no corpo humano para minimizar as chances de erro. E a verdade é que o traço mais estável é o íris, aquela região que define a cor dos olhos. Não há duas pessoas no mundo com dois íris iguais - ou melhor, a possibilidade de haver duas pessoas com íris idênticos é da ordem de 1078, ou o número um seguido de 78 zeros. Isto é verdadeiro inclusive para gêmeos univitelinos.

Os desenhos constantes porém aleatórios do íris produzem o equivalente a um código de barras humano. O processo de reconhecimento começa com uma captação em vídeo do rosto, passa pela definição dos limites do globo ocular, e termina com a focalização e reconhecimento do íris, tudo não demorando mais do que dois segundos.

A principal empresa que oferece este serviço é a americana IriScan, que inclusive inventou a técnica de reconhecimento do íris, e a licencia para parceiros qualificados. E se você pensa que para fazer reconhecimento de íris vai precisar de um super-hiper computador com um sistema que você nunca ouviu falar, saiba que o software para a realização deste processo é compatível com o sistema Windows, e que cada arquivo gravado com o íris de alguém é pequenininho  tem só 512 k.

Por fim, olhando toda esta tecnologia, ainda dá vontade de dizer que esta é só uma nova maneira de afirmar aquilo que a humanidade já sabe há muito tempo: que a melhor maneira de conhecer alguém é pelos olhos.


Serviço:
www.iriscan.com

O que você achou desse artigo ?
 Fraco  Excelente   
  1 2 3 4 5  



  · TUDOsobreIMOVEIS.com.br
Home
   Aluguel | Apoio Jurídico | Compra e Venda | Condomínio | Construção | Decoração
   Financiamentos | Harmonia | Manutenção | Mudanças | Reformas | Seguros | Tecnologia


Copyright © 2000-2010 - imovel-on.com
contato: call@tudosobreimoveis.com.br