Tudo sobre Imóveis
TUDOsobreIMOVEIS Higienização de caixas d'água

Este artigo recebeu 236 votos.  Média: 
  3,6 de 5.
Voltar  volta para pagina anterior
20/2/2003

Higienização de caixas d'água

Conheça o Procedimento Correto de Limpeza


A higienização correta das caixas d'água dos condomínios garante a qualidade da água consumida pelos moradores, e conseqüentemente, a preservação de sua saúde. Infelizmente, esse procedimento que deveria ser realizado de seis em seis meses não é uma constante em todos os edifícios.

No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a higienização das caixas d'água é regida pela lei n.º 1893, de 20/11/1991, que estabeleceu que reservatórios de água destinados ao consumo humano precisam ser submetidas à limpeza e higienização semestral, e também à realização de uma análise bacteriológica da água logo depois da limpeza. Este serviço só pode ser feito por empresas registradas na FEEMA, cujo certificado esteja dentro do prazo de validade de um ano. Está disponível no site da fundação uma listagem com todas as empresas credenciadas, inclusive as que estão em processo de renovação de licença. Você pode ter acesso a essa listagem pelo site da FEEMA. Não esqueça que estas normas valem apenas para o Estado do Rio.
 
As caixas d'água devem ser fiscalizadas pela FEEMA (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente) em vistorias de rotina, durante campanhas de saúde, ou simplesmente em função de alguma denúncia que tenha sido recebida.

Caso alguma irregularidade seja encontrada nas vistorias, a penalidade pode ir desde uma multa simples até multas diárias, se as circunstâncias forem graves, e mesmo à interdição da caixa d'água, se for constatado algum risco grave à saúde pública. Esta interdição durará até que a FEEMA declare que as irregularidades estão resolvidas.

No Site da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), existe um guia ilustrado que ensina como pode ser feita uma limpeza eficiente de caixa d'água. Mas atenção: este link serve para informar ao contratante qual o procedimento correto. Isto será útil no momento de supervisionar a empresa que estará realizando o serviço. Não tente limpar a caixa d'água sozinho, pois inclusive após a limpeza deve ser feita ainda a análise bacteriológica.

Serviço:
São Paulo: Procure a Sabesp, pelo site www.sabesp.com.br

Guia de Limpeza: www.sabesp.com.br/pura/dicas_testes/conserve_limpa_cx_dagua.htm



Rio de Janeiro: Para maiores informações, consulte a FEEMA, pelos telefones (21) 3891-3328 e 3891-3336 ou enviando uma mensagem na página
www.feema.rj.gov.br/faleconosco.htm


Listagem das empresas cadastradas: www.feema.rj.gov.br/higienizacao_de_caixas_dagua.asp.

O que você achou desse artigo ?
 Fraco  Excelente   
  1 2 3 4 5  



  · TUDOsobreIMOVEIS.com.br
Home
   Aluguel | Apoio Jurídico | Compra e Venda | Condomínio | Construção | Decoração
   Financiamentos | Harmonia | Manutenção | Mudanças | Reformas | Seguros | Tecnologia


Copyright © 2000-2010 - imovel-on.com
contato: call@tudosobreimoveis.com.br