Tudo sobre Imóveis
TUDOsobreIMOVEIS Reformas Projetos Projeto de Coordenação

Este artigo recebeu 140 votos.  Média: 
  3,4 de 5.
Voltar  volta para pagina anterior
26/5/2000

A Alma da sua Obra

Saiba o que é um Projeto de Coordenação, o maior responsável pela economia no custo da obra


Quando você pensa em reformar sua casa, ou mesmo quando pensa em construir, tem desejos diferentes para os vários ambientes. A sala precisa ser acolhedora para as visitas; os quartos, aconchegantes e confortáveis; os banheiros já pedem um ambiente agradável e intimista; e a cozinha, idealmente, seria espaçosa e funcional.

Tudo isto é perfeitamente possível, ainda que sua realização envolva a coordenação de inúmeros fatores. Os canos têm de passar no lugar certo; os pontos de tomadas devem ser muitos, porque hoje é grande o número de aparelhos elétricos; e a sua fiação telefônica precisa ser de primeira qualidade, e com pontos bem estratégicos, porque além de tudo você ainda vai precisar se conectar à Internet.

Estes são apenas alguns exemplos de coisas que é preciso coordenar. Você pensa a sua casa em partes, abstraidamente, mas a sua casa é real, é uma só, e todas as suas idéias estão fundidas nela, dentro da realidade. O seu arquiteto também pensa a sua casa antes dela ser construída. Só que ele precisa criar a unidade do projeto da casa antes de a casa existir realmente, para que a casa real também não se torne uma bagunça.

Para unir ordenadamente e sem conflitos todas as suas idéias e todas as possibilidades que existem no projeto, é preciso fazer um Projeto de Coordenação. Este projeto, que é o de mais difícil elaboração, é que fará com que as partes da casa formem um todo com sentido próprio. Ele evitará desajustes e até aberrações, como canos que passem pelos vãos das portas, ou uma coluna de sustentação plantada no meio da sala ou da cozinha, dificultando o trânsito.

Por tudo isso, fica bem claro que o Projeto de Coordenação é a alma da obra. Se ele for bem-feito, é grande a chance de que a obra também seja - pelo menos, no projeto tudo está garantido, e o resto está agora nas mãos dos executores. Se, também, este projeto não for mudado durante a obra, as chances de que tudo dê certo são maiores ainda, já que uma alteração nele pode significar uma série de outras alterações nos projetos específicos de cada ambiente, e eventualmente em coisas que já estavam construídas. Não se pode mesmo achar que é tão simples mexer na alma da obra...


O que você achou desse artigo ?
 Fraco  Excelente   
  1 2 3 4 5  



  · TUDOsobreIMOVEIS.com.br
Home
   Aluguel | Apoio Jurídico | Compra e Venda | Condomínio | Construção | Decoração
   Financiamentos | Harmonia | Manutenção | Mudanças | Reformas | Seguros | Tecnologia


Copyright © 2000-2010 - imovel-on.com
contato: call@tudosobreimoveis.com.br