Em uma das mais polêmicas passagens da película "Mosquito Coast", a personagem estrelada por Harrison Ford afirma em tom quase professoral que "o frio é condição essencial ao progresso".
Opiniões à parte, o fato é que, desde as mais remotas eras, o controle da temperatura ambiente é uma obsessão para a humanidade.
Hoje não é mais preciso venerar Deuses ou migrar quilômetros em busca da temperatura ideal. Os condicionadores de ar, que tanto podem baixar quanto elevar a temperatura, estão à disposição.
Entretanto, para oferecerem o conforto que todos desejam, cobram mais do que o pagamento das contas de energia elétrica.
Observando algumas simples regrinhas- todas selecionadas com alguns dos mais experientes profissionais de manutenção do mercado-,você não apenas garante uma vida útil mais longa e eficiente ao seu equipamento, como também economiza na hora de pagar a conta.
1- Mantenha sempre desobstruídas as saídas de ar das paredes interna e externa do equipamento. A obstrução, além de causar redução na eficiência, pode acarretar problemas de funcionamento.
2-Realize periodicamente limpezas na frente plástica e no gabinete. Utilize um pano macio embebido com água morna e sabão neutro. Nunca use detergentes, álcool ou água sobre a frente plástica.
3-Limpe regularmente o filtro de ar do seu condicionador de ar. Este equipamento foi desenvolvido para reter as impurezas do ar. Não limpando-o periodicamente, sua função não apenas está comprometida sob o ponto de vista da retenção de partículas, como pode ocasionar problemas de funcionamento em seu equipamento. Em ambientes muito poluídos, a limpeza deve ser feita uma vez por semana.
4-Somente utilize fusíveis correspondentes à corrente requerida. Nunca use fusíveis recondicionados.
5- Ao limpar o condicionador de ar, desligue-o primeiro e retire o plugue da tomada. Nunca utilize produtos inflamáveis na limpeza.
6-Regule a temperatura ambiente. Temperaturas muito altas ou muito frias, além de causarem danos à saúde, aumentam consideravelmente o consumo de energia elétrica.
|