Tudo sobre Imóveis
TUDOsobreIMOVEIS Mudanças Especialista em mudanças fala da importância do atendimento

Este artigo recebeu 56 votos.  Média: 
  3,3 de 5.
Voltar  volta para pagina anterior
18/5/2000

Especialista em mudanças fala da importância do atendimento

Os melhores preços de mercado e um atendimento de primeira são as armas na luta pela clientela.




Há quase 40 anos, época em que a empresa de mudanças Duquerne nascia no papel- embora ainda improvisando o atendimento às solicitações dos clientes através de um telefone público situado em frente a uma padaria em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro-, conceitos como personalização dos serviços e prontidão no atendimento não passavam de esforços circunstanciais.
De lá pra cá, muita coisa mudou. Os tempos quase românticos, quase mambembes, em que os três sócios portugueses se revezavam no volante do pequeno caminhão, no atendimento aos clientes, na embalagem, armazenagem e transporte das cargas acabou.
Hoje, administrada por membros da segunda geração das três famílias que a fundou, a Duquerne, conta Sandra Helena de Souza Ramos, gerente de marketing da empresa e filha de um dos sócios, conserva dos idos tempos de sua criação apenas a cultura de empresa familiar e a honestidade e disposição de trabalho de seus fundadores.
Conservando o que havia de bom, a empresa transformou-se: tornou-se mais ágil, mais moderna e muito mais competitiva. Tanto que hoje ocupa, segundo pesquisa publicada em dois grandes jornais do Rio de Janeiro, uma posição pra lá de confortável no ranking de atendimento das melhores empresas de mudança do país.
Para saber mais sobre os serviços, características e opiniões da empresa sobre si própria, sobre a concorrência, e sobre o mercado brasileiro de transporte de cargas, não deixe de ler a entrevista de Tudo Sobre Imóveis com Sandra Helena de Souza.

Tudo Sobre Imóveis- A Duquerne é composta por quantos funcionários?

Sandra Helena de Souza- A empresa possui 60 funcionários. Mantemos uma estrutura enxuta, mas suficiente para atender com qualidade.

TSI- Qual é a participação na receita da empresa correspondente às mudanças residenciais, comerciais e interestaduais?

SHS- Cerca de 85% das mudanças que realizamos são residenciais. 80% ocorrem dentro do Estado do Rio de Janeiro.

TSI- Vocês já realizaram mudanças internacionais?

SHS- Já. Fizemos algumas mudanças para Portugal.

TSI- A mudança internacional é muito mais complicada, não é? Por quê?

SHS- Certamente. Para Portugal não foi tão complicado, pois não encontramos a barreira do idioma, mas foi necessário contratar uma pessoa por lá para realizar a desova da carga e a entrega no endereço e outra por aqui para cuidar da documentação necessária ao embarque. Se hoje nos pedirem para realizarmos uma mudança para o Japão, por exemplo, a posição oficial da empresa é negar o pedido.

TSI- Desova?

SHS- Desova é o nome que empregamos para designar a recepção e desembaraço da carga no porto.

TSI- Falando em nomes estranhos, por que uma mudança comercial é chamada por vocês de 'Coréia'?

SHS-Sinceramente...eu também nunca entendi o porquê.

TSI-Será que é porque lembra uma guerra?

SHS-Não, acho que não. As mudanças comerciais geralmente são mais tranqüilas do que as residenciais. O único fator que precisa ser atentamente observado é que, nas mudanças comerciais, as cargas podem ser muito mais caras e sensíveis do que nas mudanças residenciais. É preciso muito cuidado na embalagem e armazenamento , bem como as condições do transporte precisam ser impecáveis.

TSI- Qual é o tamanho da frota de veículos da Duquerne?

SHS- Possuímos 16 caminhões modelo baú, um micro ônibus MB 180 e uma Chevy 500, que é utilizada como veículo de apoio.

TSI- Em quais circunstâncias é utilizado o veículo de apoio?

SHS- Muitas vezes não há como fazer chegar o caminhão à portaria de um prédio. Quando isso ocorre, o veículo de apoio é utilizado para levar as cargas o mais próximo possível do local de desembarque. Isso acontece muito em alguns condomínios aqui no Rio de Janeiro.

TSI- Como o contratante pode tornar mais fácil a mudança?

SHS- Descobrir se o caminhão pode estacionar em frente ao imóvel é fundamental. Verificar se todas as cargas que serão transportadas passam pela porta facilita bastante também. O elevador é capaz de transportar todos as cargas até a saída de serviço? Será preciso içar alguma carga? Em se tratando de edifícios, existe alguma outra mudança marcada para o mesmo dia? Existem várias outras coisas que o contratante pode fazer para facilitar o trabalho de uma empresa de mudanças, mas se estas sugestões forem observadas nosso trabalho fica bem mais fácil de ser executado e, por conseguinte, quem se beneficia mais é o cliente.
TSI-A Duquerne tem idéia de qual a participação dela no mercado de mudanças ?


SHS-Há alguns meses, um grande jornal daqui do Rio realizou uma simulação com um cliente-fantasma, para testar o atendimento das 6 maiores empresas de mudanças do Rio de Janeiro. A Duquerne foi a que apresentou o melhor preço e foi considerada uma opção classificada como MB (muito boa) em quase todos os itens da pesquisa. Nós sabemos que a empresa é considerada uma das melhores do país, mas ainda não avaliamos qual é o percentual de participação em receita no mercado de mudanças.

TSI- A maioria das empresas de mudanças reclama da concorrência com empreendedores particulares que, por não pagarem impostos, oferecem preços que chegam a ser até 4 vezes menores do que os oferecidos pelas empresas tradicionais. Como vocês estão se organizando para enfrentar este tipo de concorrência?

SHS- A situação é realmente difícil. O número de pessoas que realizam serviços de mudança aumentou muito nos últimos anos. O preço deles é muito menor do que os nossos, mas o serviço e as garantias são precaríssimas. Pensando nisso, o sindicato está desenvolvendo um selo de qualidade cuja função é enfatizar justamente o que oferecemos de melhor: a qualidade no atendimento e a garantia dos nossos serviços.




Serviço:
Empresa de Mudanças Duquerne
Endereço: Praia do Flamengo, 66- Bloco B-Gr.810
Telefone:558-7676 / 205-8899
Site: http://www.duquerne.com.br/
Email: duquerne@gbl.com.br

O que você achou desse artigo ?
 Fraco  Excelente   
  1 2 3 4 5  



  · TUDOsobreIMOVEIS.com.br
Home
   Aluguel | Apoio Jurídico | Compra e Venda | Condomínio | Construção | Decoração
   Financiamentos | Harmonia | Manutenção | Mudanças | Reformas | Seguros | Tecnologia


Copyright © 2000-2010 - imovel-on.com
contato: call@tudosobreimoveis.com.br