Tudo sobre Imóveis
TUDOsobreIMOVEIS Reformas Ampliações Quando a obra muda o valor

Este artigo recebeu 66 votos.  Média: 
  3,4 de 5.
Voltar  volta para pagina anterior
22/5/2000

Quando a obra muda o valor

Como fazer alterações na planta do apartamento sem reduzir seu preço de venda


Quebra daqui, levanta dali, derruba um quarto, amplia outro e pronto: o apartamento novo fica do jeito que o morador sempre sonhou. Mas e na hora de revendê-lo? As mudanças feitas não desvalorizam o imóvel? Sim e não. Dependendo da alteração, a casa ou o apartamento fica até 40% mais caro. Em alguns casos o valor da venda e a a liquidez do imóvel podem cair.

O mais importante é não fazer uma alteração radical. Mesmo quando o proprietário acaba com um quarto, é preciso deixar a possibilidade do futuro comprador reverter a mudança. Abrir mão de um cômodo sempre reduz o valor do imóvel. A não ser que o edifício inteiro siga a mesma alteração.

O preço é sempre comparativo aos dos outros apartamentos do prédio. Quando um imóvel não tem mais o terceiro quarto ou as dependências da empregada, mas todos os seus vizinhos têm esses cômodos, ele perde seu valor de venda.

Além das suítes, os acréscimos nas varandas são unanimidade entre arquitetos e corretores como alterações que valorizam o imóvel, desde que não reduzam drasticamente a área externa. É recomendável deixar sempre um espaço livre considerável. Não dá para transformar a varanda em sacada, mas na hora de aumentar o imóvel, é preciso estar atento às restrições legais, porque a maioria das convenções do condomínio proíbe alterações na fachada do edifício. Quando a proibição não está expressa, uma cláusula da convenção costuma fazer a seguinte ressalva: 'desde que aprovada as obras pela prefeitura.

A prefeitura tem usado helicópteros para vistoriar e identificar acréscimos irregulares. Além do aspecto legal e do respeito à estética da fachada do prédio, o morador deve se preocupar com a segurança da construção. É preciso levar em conta as normas de engenharia. A sobrecarga prevista para uma varanda nunca é igual a de uma sala ou um quarto.

Considere isto antes de fazer qualquer acréscimo em seu imóvel, ir à prefeitura checar qual a taxa de ocupação prevista para o seu prédio e tentar aprovar seu projeto de mudança. Depois da obra, o IPTU do imóvel será recalculado para incluir o valor referente à nova área construída.

 


O que você achou desse artigo ?
 Fraco  Excelente   
  1 2 3 4 5  



  · TUDOsobreIMOVEIS.com.br
Home
   Aluguel | Apoio Jurídico | Compra e Venda | Condomínio | Construção | Decoração
   Financiamentos | Harmonia | Manutenção | Mudanças | Reformas | Seguros | Tecnologia


Copyright © 2000-2010 - imovel-on.com
contato: call@tudosobreimoveis.com.br